CISTI'2014 - 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información

Full Program »

MOOC e reconceptualização do Ensino na Universidade

Com o evoluir dos anos, a alteração constante da sociedade e o surgimento da crise económica, são colocados diversos desafios às Universidades.
Os MOOCs representam a última etapa na evolução dos recursos educacionais abertos. Primeiro o livre acesso a conteúdos e depois o acesso livre a cursos on-line gratuitos.
Assim, os MOOCs, como atualmente concebidos, poderão ir ao encontro de dois dos três desafios da educação de nível superior: acesso e custo.
Este novo paradigma poderá ter diversas implicações quer ao nível das Instituições de Ensino Superior que terão que rever o seu formato de funcionamento, assim como ao nível dos alunos que passarão a ter e acesso mais facilitado às Universidades e poderão encontrar formatos optimizados para cada cliente.
Deste modo, com a competição dos MOOCs a aumentar, são vários os dilemas que se apresentam, entre os quais de que forma deverá a Universidade evoluir para melhorar e actualizar o seu sistema de ensino de uma forma sustentada a nível financeiro sem perder competitividade, eficácia e eficiência.

Author(s):

João Leal    
Universidade Fernando Pessoa
Portugal

Luís Borges Gouveia    
Universidade Fernando Pessoa
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2013 Zakon Group LLC