CISTI'2014 - 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información

Full Program »

A interação virtual através de videojogos e a capacidade funcional das pessoas idosas: um estudo empírico

Objetivo foi verificar os efeitos de programas de exercícios físicos realizados de forma tradicional e por meio de interação virtual, com suplementação de Spirulina platensis, na capacidade funcional. O estudo é do tipo clínico randomizado. A amostra foi composta por 35 pessoas idosas de ambos os sexos, distribuídos em três grupos: o G1 realizou atividades físicas tradicionais; o G2 realizou atividades interativas com o uso do videogame Xbox 360 com kinect e fez uso de placebo; já o G3 realizou atividades interativas com o videogame e fez uso da Spirulina platensis. Para a avaliação da capacidade funcional, utilizou-se o protocolo Sênior Fitness Test. Os dados foram analisados por meio do teste t de Student para amostras pareadas para um nível de significância de p ≤ 0,05. Apenas dois parâmetros da capacidade funcional não apresentaram diferença significativa na comparação das avaliações pré e pós-intervenção. Tanto as atividades tradicionais quanto as realizadas por meio de jogos interativos melhoraram os parâmetros da capacidade funcional. Esse desfecho fortalece a hipótese de que atividades virtuais podem ser utilizadas nos centros de convivência para pessoas idosas como uma estratégia para determinar uma expectativa de vida mais saudável.

Author(s):

Ben Hur Soares    
Universidade de Passo Fundo
Brazil

Adriano Pasqualotti    
Universidade de Passo Fundo
Brazil

Telma Elita Bertolin    
Universidade de Passo Fundo
Brazil

Fausto Amaro    
Universidade de Lisboa
Portugal

Henrique Gil    
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2013 Zakon Group LLC