Skip to main content
CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Full Program »

Representação da Imagem Fotográfica – Perceções dos Utilizadores

Este estudo procura avaliar o impacto entre a fotografia e as redes sociais, verificando de que forma as fotografias online são percecionadas pelos utilizadores de redes sociais.
Com o crescimento da utilização de dispositivos digitais com acesso à internet juntamente com a democratização da fotografia, no formato digital, torna-se o cidadão comum em criador da mensagem que antes era do exclusivo domínio dos Média tradicionais, recorrendo a uma linguagem visual e global. A fotografia é uma representação única da realidade condicionada pelo momento e contexto em que é produzida e depois apresentada. O enquadramento teórico aborda as redes sociais enquanto conceito de comunicação online e como esta transforma as estruturas sociais através da interação entre os utilizadores.
No âmbito da investigação empírica foi aplicado um questionário a 322 utilizadores das redes sociais, em geral. Verificou-se que os utilizadores vêem fotografias com alguma frequência, apreciando-as e comentando-as, em particular quando envolvem a presença de pessoas próximas (amigos e familiares). Em contrapartida, no que se refere ao arquivamento e partilha da fotografia online, os familiares são menos valorizados, sendo mais privilegiadas associações com objetos ou paisagens. A utilização das redes sociais para visualizar/percecionar fotografias é motivada pelas funcionalidades diretas destas redes – que facilitam, p.e., o assinalar de um gosto ou comentário – e pela presença de pessoas.

Author(s):

João Afonso Januário    
Portugal

Abílio Oliveira    
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), ISTAR-IUL
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC