Skip to main content
CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Full Program »

Projeto de Gamificação: Uma Metodologia voltada a Ambientes Educacionais Virtuais

Gamificação é uma técnica que ganha destaque atualmente no envolvimento de usuários com ferramentas on-line ao promover engajamento e motivação. Para ambientes educacionais virtuais tais ganhos podem ser úteis e favorecer o aprendizado. No entanto, não há na literatura uma padronização para aplicação desta técnica nestes ambientes. Para atingir este problema foi proposto um modelo, denominado Projeto de Gamificação. Este modelo de cinco fases foi construído por meio de observações na literatura referentes a padrões e metodologias de desenvolvimento de jogos digitais, softwares e interface. Com esta proposta é possível estabelecer um formato padrão para promover a inserção de gamificação em ambientes virtuais educacionais.

Author(s):

Marcos Mincov Tenório    
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brazil

Lourival Aparecido de Gois    
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brazil

Guataçara dos Santos Jr    
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC