Skip to main content
CISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Full Program »

Gamification: Conceptual Framework to Online Courses of Learning Computer Programming

A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.

Author(s):

Martinha Piteira    
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia
Portugal

Carlos J. Costa    
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC